Dispraxia

Incapacidade de realizar movimentos intencionais.


Dismetria

Realização de movimentos de forma inadequada e pouco económica.


Disgnosia

Perturbação cerebral comportando uma má percepção visual das formas.


Dissociação

Actividade voluntária do individuo, que consiste em mover grupos musculares independentemente uns dos outros, realizando de forma simultânea movimentos que têm o mesmo objectivo dentro de uma determinada conduta.


Distractibilidade

Dificuldade de concentração, de atenção e das funções neuroenergéticas necessárias ao processo de aprendizagem.


Distrofia muscular

Uma das doenças primárias do músculo, caracterizada pelo enfraquecimento e atrofia dos músculos esqueléticos que tende a aumentar as dificuldades de coordenação e que tende a uma deformação progressiva.


Disortografia

Dificuldade na aprendizagem da leitura, revelada por fraseologia incorrectamente construída, normalmente associada a atrasos na compreensão e na expressão da linguagem escrita.


Dislexia

Perturbação que se manifesta ao longo da aprendizagem da leitura, devido a uma imaturidade nos processos auditivos, visuais e tactilo-quinestésicos responsáveis pela apropriação da linguagem escrita.


Disgrafia

Escrita manual extremamente pobre ou dificuldades de realização dos movimentos motores necessários à escrita. Esta condição está muitas vezes ligada a disfunções neurológicas. É uma forma de dispraxia.


Discriminação visual

Capacidade para discriminar ou diferenciar por intermédio da vista um objecto de outro. Capacidade de diferenciar estímulos visuais como; tamanho, cores, formas e habilidade para identificar, emparelhar figuras idênticas ou detectar de pequenas diferenças e ou semelhanças.