A
Afasia
Perda da capacidade de usar ou compreender a linguagem oral.
Agnosia
Impossibilidade de obter informações através de um dos canais de recepção dos sentidos, embora o órgão do sentido não esteja afectado. Ex: A Agnosia auditiva é a incapacidade de reconhecer ou interpretar um som, mesmo quando é ouvido. Assim, um indivíduo pode ouvir mas não reconhecer a campainha do telefone.
Agrafia
Impossibilidade de escrever e reproduzir os seus pensamentos por escrito.
Alexia
Perda da capacidade de leitura de letras manuscritas ou impressas
Antecipação
Dinâmica interna do sujeito pela qual elabora a representação de um acto motor, isto é, que está na origem do projecto motor e da sua realização concreta.
Apraxia
Impossibilidade de resposta motora na realização de movimentos com uma finalidade (movimentos voluntários).
Ataxia
Dificuldade de equilíbrio e de coordenação de movimentos voluntários.
Autismo
Desapego quase total da realidade, porque o sujeito refugia-se no seu eu profundo e recusa todo contacto com as coisas e os seres exteriores a ele mesmo.
Automatismos
Conjunto de actos reflexos, genéticos ou adquiridos, cuja direcção escapa à actividade consciente do individuo.
C
Cinestesia ou Quinestesia
Modalidade de sensibilidade proprioceptiva que informa o cérebro sobre os movimentos dos segmentos corporais. Participam nessa informação os fusos neuro-musculares, os corpúsculos de Golgi, e os corpúsculos de Ruffinni.
Cognição
Refere-se ao pensamento, à abstracção, à síntese, à classificação e qualquer outra operação mental que esteja relacionada com o modo como se processa a informação, se planifica e se adquirem conhecimentos.
Conceito
Uma ideia abstracta generalizada a partir de instâncias peculiares. Consideram-se desordens conceptuais aquelas que afectam os processos cognitivos impedindo a formulação de conceitos.
Controlo Postural
Possibilidade de actuar ou inibir a actividade de determinadas partes do corpo para adaptar-se à actuação ou manter-se o equilíbrio. A respiração normal encontra-se regulada pelo auto-reflexo pulmonar Controlo respiratório: e pelos centros respiratórios bulbares que adaptam de uma maneira automática a respiração às necessidades de cada momento.
Controlo tónico
Fim principal sobre o qual deve incidir a educação psicomotora visto ser o aspecto que incide na estabilidade da atenção e da conduta.
Coordenação
Possibilidade de conectar acções entre si e percepções com acções. Capacidade do corpo integrar a acção dos músculos para a realização de determinados movimentos, ou uma série de movimentos, de maneira mais eficiente.
Coordenação dinâmica
Exige a capacidade de sincronizar os movimentos de diferentes partes do corpo.
Coordenação óculo-manual
Capacidade do sujeito para usar a vista e as mãos ao mesmo tempo com a finalidade de realizar uma tarefa.
Coordenação olho-pé
Capacidade do sujeito para utilizar os olhos e os pés ao mesmo tempo, com a finalidade de realizar uma tarefa.
Criatividade
Processo intelectual cujo resultado é a projecção de ideias novas.
D
Descodificação
Segmentar a informação para poder estrutura-la, e assim criar um código determinado a nível sensório-perceptivo.
Diadococinésia
Dissociação, alternância e coordenação de movimentos, realizados por dois membros ou por dois segmentos corporais.
Diálogo tónico
Forma de comunicação pela qual o corpo emite uma mensagem que surge da interacção com o outro sujeito.
Disartria
Dificuldade na articulação de palavras devido a disfunções cerebrais.
Discalculia
Perturbação da aprendizagem do cálculo.
Discriminação
Possibilidade de separar, distinguir, diferenciar uma coisa de outra.
Discriminação auditiva
Capacidade de percepção discriminativa, ou distinta dos estímulos auditivos. Habilidade para reconhecer diferenças de frequência, intensidade e timbre entre sons, fonemas e palavras iguais.
Discriminação visual
Capacidade para discriminar ou diferenciar por intermédio da vista um objecto de outro. Capacidade de diferenciar estímulos visuais como; tamanho, cores, formas e habilidade para identificar, emparelhar figuras idênticas ou detectar de pequenas diferenças e ou semelhanças.
Disgnosia
Perturbação cerebral comportando uma má percepção visual das formas.
Disgrafia
Escrita manual extremamente pobre ou dificuldades de realização dos movimentos motores necessários à escrita. Esta condição está muitas vezes ligada a disfunções neurológicas. É uma forma de dispraxia.
Dislexia
Perturbação que se manifesta ao longo da aprendizagem da leitura, devido a uma imaturidade nos processos auditivos, visuais e tactilo-quinestésicos responsáveis pela apropriação da linguagem escrita.
Dismetria
Realização de movimentos de forma inadequada e pouco económica.
Disortografia
Dificuldade na aprendizagem da leitura, revelada por fraseologia incorrectamente construída, normalmente associada a atrasos na compreensão e na expressão da linguagem escrita.
Dispraxia
Incapacidade de realizar movimentos intencionais.
Dissociação
Actividade voluntária do individuo, que consiste em mover grupos musculares independentemente uns dos outros, realizando de forma simultânea movimentos que têm o mesmo objectivo dentro de uma determinada conduta.
Distractibilidade
Dificuldade de concentração, de atenção e das funções neuroenergéticas necessárias ao processo de aprendizagem.
Distrofia muscular
Uma das doenças primárias do músculo, caracterizada pelo enfraquecimento e atrofia dos músculos esqueléticos que tende a aumentar as dificuldades de coordenação e que tende a uma deformação progressiva.
E
Educação Psicomotora
Vista sobre o ângulo educativo é uma educação geral do ser através do seu corpo- concepção psicopedagógica da educação.
Emoção
Sentimento intenso, agradável ou penoso mais ou menos duradouro, que influência poderosamente os diversos órgãos, cuja função aumenta, se altera ou diminui.
Equilibração
Factor essencial da grande conquista antropológica da postura bípede.
Equilíbrio
Capacidade para adoptar e manter uma posição corporal, em oposição à força da gravidade. A conservação do equilíbrio resulta da interacção do trabalho dos músculos para suster o corpo sobre a sua base. A obtenção de equilíbrio é a base fundamental para toda a coordenação que leve a uma dinâmica de exploração. Função mediante a qual o corpo, ou parte do mesmo se mantém constantemente numa mesma posição correcta e ortostática, graças a uma série de reflexos com os que se modifica o tónus muscular. Este divide-se por sua vez, em estático, dinâmico ou activo.
Espasmos
Tensão excessiva nos músculos com aumento de resistência à flexão ou à extensão.
Espasticidade
Rigidez e espasmos característicos de alguns quadros de Paralisia Cerebral.
Esquema corporal
Conhecimento do próprio corpo e da relação das partes do nosso corpo umas com as outras e com o mundo exterior.
Estereotipia
Repetição rítmica de actos ou de palavras que escapam à vontade do autor.
Estruturação Espacio-Temporal
Conhecimento, manejo e interiorização de conceitos espaciais e temporais, referidos no próprio corpo, nos outros e nos objectos.
Eutonia
Estado que consiste em ter todas as partes do corpo num estado óptimo de tensão muscular em relação com a acção. O movimento e o gesto que o individuo se propõe, ajusta-se ao estado ou actividade do momento.
Expressão corporal
Disciplina que permite encontrar mediante o estudo e a profundidade do emprego do corpo numa linguagem própria, por códigos preconcebidos, é um modo de comunicação que encontra a sua própria semântica directa mais alta da expressão verbal conceptualizada. É uma forma original de manifestação que deve encontrar em si mesma, as suas próprias justificações e seus próprios métodos de trabalho.
F
Figura-fundo
capacidade de discernir a nível perceptivo entre um ou vários elementos justapostos num contexto visual, auditivo ou corporal. Ex: identificar alguém numa figura de grupo ou identificar o som de um instrumento musical numa melodia.
Frustração
Estado psicológico quando um comportamento que tinha sido dirigido a determinado objectivo, tenha sido bloqueado ou contrariado.
G
Gnosia
Conhecimento, noção e função de um objecto. Segundo Pieron, toda a percepção é uma gnosia. O processo perceptivo não é mais do que a interpretação e selecção dos estímulos sensoriais.
H
Hemiplegia
Paralisia referente a um só lado.
Hiperquinésia
Movimento e actividade motora constante e excessiva. Também designada por hiperactividade.
Hipertonia
Organização tónica que representa um elevado nível de contracção muscular.
Hipotonia
Organização tónica que apresenta um escasso nível de contracção muscular.
I
Imagem corporal
Representação mental do próprio corpo. Conceito individual do próprio corpo e suas partes. Inclui o conhecimento da estrutura física do corpo e das suas partes, dos movimentos e das funções do corpo e suas partes, da posição do corpo e suas partes, das relações entre as mesmas e com referencia a outros indivíduos. Inclui os aspectos emocionais e psicoafectivos.
Instabilidade psicomotora
Incapacidade da pessoa para manter uma relação harmoniosa, psíquica e motora entre as suas intenções e estímulos ambientais.
Integração
Assimilação ou cooperação de actos para um fim comum. Reconhecimento pela criança de que o seu corpo é uma unidade diferencial e separada do meio ambiente.
Inteligência
Faculdade de pensar, conhecer e compreender; conjunto de funções psíquicas superiores. Interacção constantemente activa entre a habilidade herdada e a experiência, que dá como resultado que o individuo é capaz de adquirir, recordar e usar conhecimentos, de entender conceitos concretos (com o tempo) abstractos, de estabelecer relações entre objectos, sucessões e ideias, e aplicar e utilizar todo o anterior com o propósito de resolver os problemas de cada dia.
L
Lateralidade
Orientação preferente do corpo por um dos seus lados. Interiorização do conhecimento da diferença entre a esquerda e a direita. Capacidade para controlar ambos os lados do corpo, juntos ou separados. Base motora dos conceitos espaciais. A lateralidade preferencial situa-se ao nível do olho e do ouvido (telereceptores), da mão e do pé (propriofectores).
Lateralização
Processo pelo qual o individuo passa a ter uma maior preferência e maior destreza em um dos seus lados, em estreita associação com a especialização hemisférica. Implica o conhecimento dos dois lados do corpo e a capacidade de os identificar como direita e esquerda.. Predominância da habilidade, da iniciativa e das capacidades funcionais e psicomotoras dum só lado do corpo, correspondendo à assimetria dos hemisférios cerebrais.
Linguagem corporal
Comunicação não verbal realizava através de deslocações, gestos e movimentos do corpo.
M
Maturação
Processo de desenvolvimento neurológico.
Mediador
É aquele que facilita entre estímulos e respostas, eficaz autoregulador da própria conduta, instrumento de planificação da acção, rico e flexível procedimento de intercâmbio e comunicação.
Membro fantasma
Sentimento ou representação psicológica de um membro amputado.
Memória
Capacidade de reter ou armazenar a experiência anterior. Mesmo quando o estímulo não se encontra presente, a memória permite a evocação duma possível resposta. Também designada como “imagem” ou “lembrança”.
Memória auditiva
Realização do processo de interconeção entre o som e a imagem interna elaborada em relação ao próprio espaço.
Motricidade Fina (Praxia Fina)
Movimentos precisos das mãos e dos dedos.
Motricidade Grossa (Praxia Global)
Movimentos de todo o corpo e de grandes segmentos corporais.
O
Organização psicomotora
Compreende a organização psicomotora e posteriormente a organização do plano motor, tendo em conta a maturação vertical ascendente dos substratos neurológicos. Os sub-sistemas que constituem são: a tonicidade, equilibração, lateralização, noção do corpo, estruturação espacio-temporal, praxia global e fina.
P
Paratonia
Incapacidade de relaxamento voluntária da musculatura.
Percepção
Forma como o cérebro organiza e interpreta a informação sensorial. É a capacidade de um indivíduo para dar sentido a objectos, acontecimentos e situações. Organização pela qual se constitui a representação de diversas formas, tais como auditiva, olfactiva, táctil e cinestésica.
Período sensório-motor
Primeiro dos períodos de desenvolvimento cognitivo de piaget; caracteriza os primeiros anos de vida, quando os bebés aprendem pela primeira vez a conhecer o mundo através dos seus sentidos e actividades motoras.
Postura
Posição, atitude, forma de estar, situação, disposição de uma pessoa, animal ou coisa.
Praxia
Movimento intencional, organizado, tendo em vista a obtenção de um fim ou de um resultado determinado. Não é um movimento reflexo, nem automático, é um movimento voluntário, consciente, intencional, organizado, inibido, isto é, humanizado, sujeito portanto a um planeamento cortical e a um sistema de autoregulação.
Proprioceptivo
Sistema sensorial resultante da actividade de receptores localizados ao nível do musculo (Fuso Neuro-Muscular) do tendão (Corpúsculos de Golgi) e do labirinto, e que fornecem informações referentes à posição e ao movimento dos membros do corpo.
Psicomotricidade
Disciplina e prática cujo o objecto é o corpo com os seus componentes biológicos, psicológicos, cognitivos e sociais; tomando como instrumento de acção, relação e pensamento, que permite o sujeito tomar consciência de si, da medida em que se relaciona com os outros, com os objectos e com o meio que o rodeia.
R
Reeducação Psicomotora
Vista sobre o ângulo reeducativo é uma acção pedagógica e psicológica que utiliza a acção corporal com o fim de melhorar ou normalizar o comportamento geral da criança, facilitando todos os aspectos da personalidade em situação de aprendizagem.
Relaxação
Técnica mediante a qual se pretende aceder ao mínimo nível de tensão muscular. Visa o afinamento psicotónico e a unificação psicossomática, através de situações de auto-descontraçção concentrativa.
Representação
Condutas que implicam a evocação representativa de um objecto ou de uma acontecimento ausente.
S
Simbolização
Mecanismo mental subconsciente que consiste na representação de uma imagem sem estar presente o objecto concretamente.
Simultaneidade
Acontecimento que se efectua ao mesmo tempo que outra acção.
Sincinésia
Tendência patológica para a execução simétrica de qualquer movimento, de qualquer contração muscular que executa um membro (a mão em geral) sem que a associação possua um significado funcional. Movimentos involuntários e muitas vezes inconscientes; estes movimentos correspondem a uma dada incitação e difusão tónica e são sempre idênticos para a mesma incitação.
Sinergia
Actuação coordenada ou harmoniosa de sistemas ou de estruturas neurológicas de comportamento.
Socialização
Processo pelo qual aumenta progressivamente a comunicação da criança com um numero cada vez maior de indivíduos. De onde resulta a sua boa integração na sociedade em que vive.
Somatognosia
Traduz a relação dialéctica da actividade corporal e do reconhecimento da sua estrutura e posição postural.
T
Taquilo-quinestésico
Informação sobre o movimento que se capta através dos receptores da pele.
Teste
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Tónus
Estado de contracção muscular que em repouso prepara para a acção. Sustém sobre a forma das posturas, das atitudes e está intimamente relacionada com a sensibilidade proprioceptiva.