• A

  • Afasia

  • Perda da capacidade de usar ou compreender a linguagem oral.

  • Agnosia

  • Impossibilidade de obter informações através de um dos canais de recepção dos sentidos, embora o órgão do sentido não esteja afectado. Ex: A Agnosia auditiva é a incapacidade de reconhecer ou interpretar um som, mesmo quando é ouvido. Assim, um indivíduo pode ouvir mas não reconhecer a campainha do telefone.

  • Agrafia

  • Impossibilidade de escrever e reproduzir os seus pensamentos por escrito.

  • Alexia

  • Perda da capacidade de leitura de letras manuscritas ou impressas

  • Antecipação

  • Dinâmica interna do sujeito pela qual elabora a representação de um acto motor, isto é, que está na origem do projecto motor e da sua realização concreta.

  • Apraxia

  • Impossibilidade de resposta motora na realização de movimentos com uma finalidade (movimentos voluntários).

  • Ataxia

  • Dificuldade de equilíbrio e de coordenação de movimentos voluntários.

  • Autismo

  • Desapego quase total da realidade, porque o sujeito refugia-se no seu eu profundo e recusa todo contacto com as coisas e os seres exteriores a ele mesmo.

  • Automatismos

  • Conjunto de actos reflexos, genéticos ou adquiridos, cuja direcção escapa à actividade consciente do individuo.


  • C

  • Cinestesia ou Quinestesia

  • Modalidade de sensibilidade proprioceptiva que informa o cérebro sobre os movimentos dos segmentos corporais. Participam nessa informação os fusos neuro-musculares, os corpúsculos de Golgi, e os corpúsculos de Ruffinni.

  • Cognição

  • Refere-se ao pensamento, à abstracção, à síntese, à classificação e qualquer outra operação mental que esteja relacionada com o modo como se processa a informação, se planifica e se adquirem conhecimentos.

  • Conceito

  • Uma ideia abstracta generalizada a partir de instâncias peculiares. Consideram-se desordens conceptuais aquelas que afectam os processos cognitivos impedindo a formulação de conceitos.

  • Controlo Postural

  • Possibilidade de actuar ou inibir a actividade de determinadas partes do corpo para adaptar-se à actuação ou manter-se o equilíbrio. A respiração normal encontra-se regulada pelo auto-reflexo pulmonar Controlo respiratório: e pelos centros respiratórios bulbares que adaptam de uma maneira automática a respiração às necessidades de cada momento.

  • Controlo tónico

  • Fim principal sobre o qual deve incidir a educação psicomotora visto ser o aspecto que incide na estabilidade da atenção e da conduta.

  • Coordenação

  • Possibilidade de conectar acções entre si e percepções com acções. Capacidade do corpo integrar a acção dos músculos para a realização de determinados movimentos, ou uma série de movimentos, de maneira mais eficiente.

  • Coordenação dinâmica

  • Exige a capacidade de sincronizar os movimentos de diferentes partes do corpo.

  • Coordenação óculo-manual

  • Capacidade do sujeito para usar a vista e as mãos ao mesmo tempo com a finalidade de realizar uma tarefa.

  • Coordenação olho-pé

  • Capacidade do sujeito para utilizar os olhos e os pés ao mesmo tempo, com a finalidade de realizar uma tarefa.

  • Criatividade

  • Processo intelectual cujo resultado é a projecção de ideias novas.


  • D

  • Descodificação

  • Segmentar a informação para poder estrutura-la, e assim criar um código determinado a nível sensório-perceptivo.

  • Diadococinésia

  • Dissociação, alternância e coordenação de movimentos, realizados por dois membros ou por dois segmentos corporais.

  • Diálogo tónico

  • Forma de comunicação pela qual o corpo emite uma mensagem que surge da interacção com o outro sujeito.

  • Disartria

  • Dificuldade na articulação de palavras devido a disfunções cerebrais.

  • Discalculia

  • Perturbação da aprendizagem do cálculo.

  • Discriminação

  • Possibilidade de separar, distinguir, diferenciar uma coisa de outra.

  • Discriminação auditiva

  • Capacidade de percepção discriminativa, ou distinta dos estímulos auditivos. Habilidade para reconhecer diferenças de frequência, intensidade e timbre entre sons, fonemas e palavras iguais.

  • Discriminação visual

  • Capacidade para discriminar ou diferenciar por intermédio da vista um objecto de outro. Capacidade de diferenciar estímulos visuais como; tamanho, cores, formas e habilidade para identificar, emparelhar figuras idênticas ou detectar de pequenas diferenças e ou semelhanças.

  • Disgnosia

  • Perturbação cerebral comportando uma má percepção visual das formas.

  • Disgrafia

  • Escrita manual extremamente pobre ou dificuldades de realização dos movimentos motores necessários à escrita. Esta condição está muitas vezes ligada a disfunções neurológicas. É uma forma de dispraxia.

  • Dislexia

  • Perturbação que se manifesta ao longo da aprendizagem da leitura, devido a uma imaturidade nos processos auditivos, visuais e tactilo-quinestésicos responsáveis pela apropriação da linguagem escrita.

  • Dismetria

  • Realização de movimentos de forma inadequada e pouco económica.

  • Disortografia

  • Dificuldade na aprendizagem da leitura, revelada por fraseologia incorrectamente construída, normalmente associada a atrasos na compreensão e na expressão da linguagem escrita.

  • Dispraxia

  • Incapacidade de realizar movimentos intencionais.

  • Dissociação

  • Actividade voluntária do individuo, que consiste em mover grupos musculares independentemente uns dos outros, realizando de forma simultânea movimentos que têm o mesmo objectivo dentro de uma determinada conduta.

  • Distractibilidade

  • Dificuldade de concentração, de atenção e das funções neuroenergéticas necessárias ao processo de aprendizagem.

  • Distrofia muscular

  • Uma das doenças primárias do músculo, caracterizada pelo enfraquecimento e atrofia dos músculos esqueléticos que tende a aumentar as dificuldades de coordenação e que tende a uma deformação progressiva.


  • E

  • Educação Psicomotora

  • Vista sobre o ângulo educativo é uma educação geral do ser através do seu corpo- concepção psicopedagógica da educação.

  • Emoção

  • Sentimento intenso, agradável ou penoso mais ou menos duradouro, que influência poderosamente os diversos órgãos, cuja função aumenta, se altera ou diminui.

  • Equilibração

  • Factor essencial da grande conquista antropológica da postura bípede.

  • Equilíbrio

  • Capacidade para adoptar e manter uma posição corporal, em oposição à força da gravidade. A conservação do equilíbrio resulta da interacção do trabalho dos músculos para suster o corpo sobre a sua base. A obtenção de equilíbrio é a base fundamental para toda a coordenação que leve a uma dinâmica de exploração. Função mediante a qual o corpo, ou parte do mesmo se mantém constantemente numa mesma posição correcta e ortostática, graças a uma série de reflexos com os que se modifica o tónus muscular. Este divide-se por sua vez, em estático, dinâmico ou activo.

  • Espasmos

  • Tensão excessiva nos músculos com aumento de resistência à flexão ou à extensão.

  • Espasticidade

  • Rigidez e espasmos característicos de alguns quadros de Paralisia Cerebral.

  • Esquema corporal

  • Conhecimento do próprio corpo e da relação das partes do nosso corpo umas com as outras e com o mundo exterior.

  • Estereotipia

  • Repetição rítmica de actos ou de palavras que escapam à vontade do autor.

  • Estruturação Espacio-Temporal

  • Conhecimento, manejo e interiorização de conceitos espaciais e temporais, referidos no próprio corpo, nos outros e nos objectos.

  • Eutonia

  • Estado que consiste em ter todas as partes do corpo num estado óptimo de tensão muscular em relação com a acção. O movimento e o gesto que o individuo se propõe, ajusta-se ao estado ou actividade do momento.

  • Expressão corporal

  • Disciplina que permite encontrar mediante o estudo e a profundidade do emprego do corpo numa linguagem própria, por códigos preconcebidos, é um modo de comunicação que encontra a sua própria semântica directa mais alta da expressão verbal conceptualizada. É uma forma original de manifestação que deve encontrar em si mesma, as suas próprias justificações e seus próprios métodos de trabalho.


  • F

  • Figura-fundo

  • capacidade de discernir a nível perceptivo entre um ou vários elementos justapostos num contexto visual, auditivo ou corporal. Ex: identificar alguém numa figura de grupo ou identificar o som de um instrumento musical numa melodia.

  • Frustração

  • Estado psicológico quando um comportamento que tinha sido dirigido a determinado objectivo, tenha sido bloqueado ou contrariado.


  • G

  • Gnosia

  • Conhecimento, noção e função de um objecto. Segundo Pieron, toda a percepção é uma gnosia. O processo perceptivo não é mais do que a interpretação e selecção dos estímulos sensoriais.


  • H

  • Hemiplegia

  • Paralisia referente a um só lado.

  • Hiperquinésia

  • Movimento e actividade motora constante e excessiva. Também designada por hiperactividade.

  • Hipertonia

  • Organização tónica que representa um elevado nível de contracção muscular.

  • Hipotonia

  • Organização tónica que apresenta um escasso nível de contracção muscular.


  • I

  • Imagem corporal

  • Representação mental do próprio corpo. Conceito individual do próprio corpo e suas partes. Inclui o conhecimento da estrutura física do corpo e das suas partes, dos movimentos e das funções do corpo e suas partes, da posição do corpo e suas partes, das relações entre as mesmas e com referencia a outros indivíduos. Inclui os aspectos emocionais e psicoafectivos.

  • Instabilidade psicomotora

  • Incapacidade da pessoa para manter uma relação harmoniosa, psíquica e motora entre as suas intenções e estímulos ambientais.

  • Integração

  • Assimilação ou cooperação de actos para um fim comum. Reconhecimento pela criança de que o seu corpo é uma unidade diferencial e separada do meio ambiente.

  • Inteligência

  • Faculdade de pensar, conhecer e compreender; conjunto de funções psíquicas superiores. Interacção constantemente activa entre a habilidade herdada e a experiência, que dá como resultado que o individuo é capaz de adquirir, recordar e usar conhecimentos, de entender conceitos concretos (com o tempo) abstractos, de estabelecer relações entre objectos, sucessões e ideias, e aplicar e utilizar todo o anterior com o propósito de resolver os problemas de cada dia.


  • L

  • Lateralidade

  • Orientação preferente do corpo por um dos seus lados. Interiorização do conhecimento da diferença entre a esquerda e a direita. Capacidade para controlar ambos os lados do corpo, juntos ou separados. Base motora dos conceitos espaciais. A lateralidade preferencial situa-se ao nível do olho e do ouvido (telereceptores), da mão e do pé (propriofectores).

  • Lateralização

  • Processo pelo qual o individuo passa a ter uma maior preferência e maior destreza em um dos seus lados, em estreita associação com a especialização hemisférica. Implica o conhecimento dos dois lados do corpo e a capacidade de os identificar como direita e esquerda.. Predominância da habilidade, da iniciativa e das capacidades funcionais e psicomotoras dum só lado do corpo, correspondendo à assimetria dos hemisférios cerebrais.

  • Linguagem corporal

  • Comunicação não verbal realizava através de deslocações, gestos e movimentos do corpo.


  • M

  • Maturação

  • Processo de desenvolvimento neurológico.

  • Mediador

  • É aquele que facilita entre estímulos e respostas, eficaz autoregulador da própria conduta, instrumento de planificação da acção, rico e flexível procedimento de intercâmbio e comunicação.

  • Membro fantasma

  • Sentimento ou representação psicológica de um membro amputado.

  • Memória

  • Capacidade de reter ou armazenar a experiência anterior. Mesmo quando o estímulo não se encontra presente, a memória permite a evocação duma possível resposta. Também designada como “imagem” ou “lembrança”.

  • Memória auditiva

  • Realização do processo de interconeção entre o som e a imagem interna elaborada em relação ao próprio espaço.

  • Motricidade Fina (Praxia Fina)

  • Movimentos precisos das mãos e dos dedos.

  • Motricidade Grossa (Praxia Global)

  • Movimentos de todo o corpo e de grandes segmentos corporais.


  • O

  • Organização psicomotora

  • Compreende a organização psicomotora e posteriormente a organização do plano motor, tendo em conta a maturação vertical ascendente dos substratos neurológicos. Os sub-sistemas que constituem são: a tonicidade, equilibração, lateralização, noção do corpo, estruturação espacio-temporal, praxia global e fina.


  • P

  • Paratonia

  • Incapacidade de relaxamento voluntária da musculatura.

  • Percepção

  • Forma como o cérebro organiza e interpreta a informação sensorial. É a capacidade de um indivíduo para dar sentido a objectos, acontecimentos e situações. Organização pela qual se constitui a representação de diversas formas, tais como auditiva, olfactiva, táctil e cinestésica.

  • Período sensório-motor

  • Primeiro dos períodos de desenvolvimento cognitivo de piaget; caracteriza os primeiros anos de vida, quando os bebés aprendem pela primeira vez a conhecer o mundo através dos seus sentidos e actividades motoras.

  • Postura

  • Posição, atitude, forma de estar, situação, disposição de uma pessoa, animal ou coisa.

  • Praxia

  • Movimento intencional, organizado, tendo em vista a obtenção de um fim ou de um resultado determinado. Não é um movimento reflexo, nem automático, é um movimento voluntário, consciente, intencional, organizado, inibido, isto é, humanizado, sujeito portanto a um planeamento cortical e a um sistema de autoregulação.

  • Proprioceptivo

  • Sistema sensorial resultante da actividade de receptores localizados ao nível do musculo (Fuso Neuro-Muscular) do tendão (Corpúsculos de Golgi) e do labirinto, e que fornecem informações referentes à posição e ao movimento dos membros do corpo.

  • Psicomotricidade

  • Disciplina e prática cujo o objecto é o corpo com os seus componentes biológicos, psicológicos, cognitivos e sociais; tomando como instrumento de acção, relação e pensamento, que permite o sujeito tomar consciência de si, da medida em que se relaciona com os outros, com os objectos e com o meio que o rodeia.


  • R

  • Reeducação Psicomotora

  • Vista sobre o ângulo reeducativo é uma acção pedagógica e psicológica que utiliza a acção corporal com o fim de melhorar ou normalizar o comportamento geral da criança, facilitando todos os aspectos da personalidade em situação de aprendizagem.

  • Relaxação

  • Técnica mediante a qual se pretende aceder ao mínimo nível de tensão muscular. Visa o afinamento psicotónico e a unificação psicossomática, através de situações de auto-descontraçção concentrativa.

  • Representação

  • Condutas que implicam a evocação representativa de um objecto ou de uma acontecimento ausente.


  • S

  • Simbolização

  • Mecanismo mental subconsciente que consiste na representação de uma imagem sem estar presente o objecto concretamente.

  • Simultaneidade

  • Acontecimento que se efectua ao mesmo tempo que outra acção.

  • Sincinésia

  • Tendência patológica para a execução simétrica de qualquer movimento, de qualquer contração muscular que executa um membro (a mão em geral) sem que a associação possua um significado funcional. Movimentos involuntários e muitas vezes inconscientes; estes movimentos correspondem a uma dada incitação e difusão tónica e são sempre idênticos para a mesma incitação.

  • Sinergia

  • Actuação coordenada ou harmoniosa de sistemas ou de estruturas neurológicas de comportamento.

  • Socialização

  • Processo pelo qual aumenta progressivamente a comunicação da criança com um numero cada vez maior de indivíduos. De onde resulta a sua boa integração na sociedade em que vive.

  • Somatognosia

  • Traduz a relação dialéctica da actividade corporal e do reconhecimento da sua estrutura e posição postural.


  • T

  • Taquilo-quinestésico

  • Informação sobre o movimento que se capta através dos receptores da pele.

  • Teste

  • kjkjkjllkj

  • Tónus

  • Estado de contracção muscular que em repouso prepara para a acção. Sustém sobre a forma das posturas, das atitudes e está intimamente relacionada com a sensibilidade proprioceptiva.