Disciplina que permite encontrar mediante o estudo e a profundidade do emprego do corpo numa linguagem própria, por códigos preconcebidos, é um modo de comunicação que encontra a sua própria semântica directa mais alta da expressão verbal conceptualizada. É uma forma original de manifestação que deve encontrar em si mesma, as suas próprias justificações e seus próprios métodos de trabalho.
Eutonia
Estado que consiste em ter todas as partes do corpo num estado óptimo de tensão muscular em relação com a acção. O movimento e o gesto que o individuo se propõe, ajusta-se ao estado ou actividade do momento.
Estruturação Espacio-Temporal
Conhecimento, manejo e interiorização de conceitos espaciais e temporais, referidos no próprio corpo, nos outros e nos objectos.
Estereotipia
Repetição rítmica de actos ou de palavras que escapam à vontade do autor.
Esquema corporal
Conhecimento do próprio corpo e da relação das partes do nosso corpo umas com as outras e com o mundo exterior.
Espasticidade
Rigidez e espasmos característicos de alguns quadros de Paralisia Cerebral.
Espasmos
Tensão excessiva nos músculos com aumento de resistência à flexão ou à extensão.
Equilíbrio
Capacidade para adoptar e manter uma posição corporal, em oposição à força da gravidade. A conservação do equilíbrio resulta da interacção do trabalho dos músculos para suster o corpo sobre a sua base. A obtenção de equilíbrio é a base fundamental para toda a coordenação que leve a uma dinâmica de exploração.
Função mediante a qual o corpo, ou parte do mesmo se mantém constantemente numa mesma posição correcta e ortostática, graças a uma série de reflexos com os que se modifica o tónus muscular. Este divide-se por sua vez, em estático, dinâmico ou activo.
Equilibração
Factor essencial da grande conquista antropológica da postura bípede.
Emoção
Sentimento intenso, agradável ou penoso mais ou menos duradouro, que influência poderosamente os diversos órgãos, cuja função aumenta, se altera ou diminui.