Processo intelectual cujo resultado é a projecção de ideias novas.
Coordenação olho-pé
Capacidade do sujeito para utilizar os olhos e os pés ao mesmo tempo, com a finalidade de realizar uma tarefa.
Coordenação óculo-manual
Capacidade do sujeito para usar a vista e as mãos ao mesmo tempo com a finalidade de realizar uma tarefa.
Coordenação dinâmica
Exige a capacidade de sincronizar os movimentos de diferentes partes do corpo.
Coordenação
Possibilidade de conectar acções entre si e percepções com acções. Capacidade do corpo integrar a acção dos músculos para a realização de determinados movimentos, ou uma série de movimentos, de maneira mais eficiente.
Controlo tónico
Fim principal sobre o qual deve incidir a educação psicomotora visto ser o aspecto que incide na estabilidade da atenção e da conduta.
Controlo Postural
Possibilidade de actuar ou inibir a actividade de determinadas partes do corpo para adaptar-se à actuação ou manter-se o equilíbrio.
A respiração normal encontra-se regulada pelo auto-reflexo pulmonar Controlo respiratório: e pelos centros respiratórios bulbares que adaptam de uma maneira automática a respiração às necessidades de cada momento.
Cognição
Refere-se ao pensamento, à abstracção, à síntese, à classificação e qualquer outra operação mental que esteja relacionada com o modo como se processa a informação, se planifica e se adquirem conhecimentos.
Conceito
Uma ideia abstracta generalizada a partir de instâncias peculiares. Consideram-se desordens conceptuais aquelas que afectam os processos cognitivos impedindo a formulação de conceitos.
Cinestesia ou Quinestesia
Modalidade de sensibilidade proprioceptiva que informa o cérebro sobre os movimentos dos segmentos corporais. Participam nessa informação os fusos neuro-musculares, os corpúsculos de Golgi, e os corpúsculos de Ruffinni.